Segundo divulgado pelo FMI, o Brasil está entre os países com piores perspectivas para 2022. De 193 países analisados, o Brasil é o 14º com pior expectativa de crescimento no ano. Os dados são parte do relatório World Economic Outlook – ou Panorama da Economia Mundial, em português –, que também prevê um ritmo menor de avanço da economia global por causa da guerra na Ucrânia.
Falta de perspectiva, salários baixos bem como o alto custo de vida não permitem a conta fechar e os brasileiros descontentes acabam buscando outras oportunidades fora do país onde possam ter qualidade de vida, segurança pessoal e financeira assim como carreiras mais bem remuneradas.
É grande o número diário de brasileiros que saem do Brasil, principalmente rumo à Portugal, sem intenção nenhuma de retornar. É só entrar nos grupos do Facebook relativos à Portugal para observarmos as centenas – senão milhares – de pedidos de informações tendo como objetivo “como morar em Portugal”.
Em 2020 verificou-se, pelo quinto ano consecutivo, um acréscimo da população estrangeira residente em Portugal, com um aumento de 12,2% face a 2019, totalizando 662.095 cidadãos estrangeiros titulares de autorização de residência, valor mais elevado registado pelo SEF, desde o seu surgimento em 1976. E a nacionalidade brasileira mantém-se como a principal comunidade estrangeira residente representando 27,8% do total (valor mais elevado desde 2012);
As principais justificativas para quem está querendo sair do país é, sem dúvida, a procura por melhores condições de vida, de um emprego melhor, seja na área de sua especialidade, seja também em outras áreas profissionais.
Para esses brasileiros Portugal representa um refúgio em termos de segurança além de proporcionar a perspectiva de um futuro melhor, sendo hoje a maior comunidade estrangeira no país.
Também os estudantes brasileiros têm migrado para as universidades portuguesas, atraídos pela cultura, qualidade de vida e segurança.
O Presidente da Câmara de Braga (cidade ao norte de Portugal) chegou a afirmar, em setembro de 2021, que a cidade está aberta para os brasileiros que estão insatisfeitos com a condução dada ao país pelo Presidente Jair Bolsonaro (O Globo).
Em entrevista, ele previu a possibilidade de um novo êxodo: “Aquilo que nós temos para oferecer além da segurança numa perspectiva mais física, é também a estabilidade e tranquilidade que, infelizmente, o Brasil não consegue oferecer estes dias e, provavelmente, não conseguirá oferecer nos próximos tempos.” (ISTO É).
Sonha em viver em Portugal?